A partir desta data, Rosenborg foi usado apenas por visitantes ilustres e como depósito de tesouros reais.
Já em 1838, o Palácio foi aberto ao público, tornando-se um dos mais antigos museus do gênero no mundo. As instalações foram conservadas como eram ao tempo dos reis que ali residiram, e algumas salas foram decoradas com móveis dos monarcas posteriores.
Na época, os museus eram divididos em blocos temáticos, mas aqui foi usada a ordem cronológica, o que foi uma inovação inédita, que ajuda o visitante a seguir um pouco da História da Dinamarca. Em 1860 o museu foi remodelado, trazendo-se a mobília e os objetos do rei Frederico VII, que faleceu em 1863. É, portanto, o primeiro museu europeu de Cultura contemporânea, pois exibiu objetos de um rei ainda vivo.
As três pequenas salas no subsolo que guardam o tesouro real são quase impossíveis de se fotografar, dada a escuridão e porque as peças estão todas protegidas por vidro, com muito reflexo. Os objetos mais valiosos são a espada real dos anos 1500, a coroa do Rei, a coroa da Rainha, e muitas jóias de impressionante riqueza (fiquei deslumbrado com um colar, brincos e broche de esmeraldas aplicadas sobre ouro, um tesouro em si. Vamos às fotos:
Antes de chegar ao Palácio, atravessa-se os imensos jardins que, no outono, ficam dourados:
A entrada do Palácio-Museu tem guardas permanentes que evoluem o tempo todo.
No interior são três andares de exposição, com a mobília usada por cada Rei e Rainha. Há móveis riquíssimos, quadros, tapeçaria, porcelana, relógios, além da pintura nos tetos, esculturas, etc.
Escrivaninhas:
Outras peças de rara beleza:
Cristais e porcelana:
Arcabuzes, no Tesouro real:
A sala dos tronos, Rei e Rainha em cada extremo:
O trono da Rainha, guardado por leões de bronze:
E o trono do Rei:
Peça interessante: dois revólveres fabricados por S. Colt, e gravados por G. Young e Joseph Wolf, em 1861, e dados pelo presidente ABRAHAM LINCOLN ao Rei Frederico VII, da Dinamarca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.