quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ORTIZES FINGEM-SE DE INOCENTES, COM BENS PRESOS...

JUSTIÇA MANTÉM BLOQUEADOS
BENS DE BERNARDO E ORTIZ JR

O juiz Randolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara da Fazenda Pública da Capital, remeteu ao DJE nesta terça-feira despacho em que mantém indisponíveis os bens José Bernardo Ortiz, Ortiz Junior, e das empresas Diana Paolucci, Capricórnio e Mercosul, todos envolvidos em processo por improbidade administrativa.

O despacho é de 1º de outubro, mas foi encaminhado somente nesta terça-feira (08/10) para ser publicado no DJE.

Em 18 páginas, o magistrado afirma que “existindo meros indícios de cometimento de atos enquadrados na Lei da Improbidade Administrativa, a petição inicial deve ser recebida”, pois “in dubio pro societate

Para o juiz Randolfo Ferraz de Campos “a petição inicial não é inepta uma vez que descreve ela clara, objetiva e precisamente as condutas imputadas a cada parte ré, incluindo, pois, os corréus José Bernardo Ortiz e José Bernardo Ortiz Monteiro Junior”.

O magistrado cita as principais passagens da investigação efetuada pelo GEDEC – Grupo Especial de Delitos Econômicos:

1 – Ortiz Junior teria participado do direcionamento da licitação 36/00499/11/5auxiliado pelo empresário Djalma Santos, que também teria intermediado o contato do então pré-candidato a prefeito de Taubaté com empresários para o fornecimento de mochilas à FDE.

2 – José Bernardo Ortiz, então presidente da FDE, teria mandado a chefe de gabinete Gladiwa Ribeiro “engavetar” a denúncia da formação de cartel entre as empresas interessadas em fornecer as mochilas.

Para facilitar a interpretação pelos internautas, negritei os principais trechos do despacho interlocutório. O processo ainda não acabou. Ortiz Júnior ainda é réu na Justiça Cível.

Dados do processo:

Processo:
0045527-93.2012.8.26.0053
Classe:
Ação Civil de Improbidade Administrativa
Área: Cível
Assunto:
Improbidade Administrativa
Local Físico:
02/10/2013 00:00 - Mesa do Diretor - p/ assinar 2 cartas precatórias, 3 mandados e 2 ofícios
Distribuição:
Livre - 26/09/2012 às 18:21
14ª Vara de Fazenda Pública - Foro Central - Fazenda Pública/Acidentes

O juiz apenas menciona o arquivamento do processo criminal contra Ortiz Junior, mas mantém o processo civil, que pode se arrastar por dois anos, sem interferir no julgamento dos processos eleitorais.
Leia a íntegra do despacho do juiz Randolfe em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.