sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MAIS UM PRÊMIO NOBEL PARA A HOLANDA! É O VIGÉSIMO...


O Prêmio Nobel da Paz de 2013, para a Organização para a Proibição de Armas Químicas, sediada em Haia, é o vigésimo prêmio concedido a cidadãos ou entidades holandesas. Isso mostra a enorme contribuição que o pequeno país do norte da Europa dá à Ciência, à Cultura e à Paz mundiais. 

Importante, mas deverá passar meio despercebido na mídia: ao anunciar o prêmio, o presidente do Comitê do Nobel da Paz, Thorbjoen Jagland, disse que a homenagem é um "lembrete" aos países que possuem os maiores estoques de armas químicas para que os destruam. São eles os Estados Unidos e a Rússia, "especialmente porque eles querem que outros o façam, como a Síria"...

Organização contra armas químicas Opaq ganha prêmio Nobel da Paz 


A entidade está coordenando, junto a ONU (Organização das Nações Unidas), a destruição do arsenal de armas químicas da Síria em meio à guerra civil no país.
A operação é resultado de um plano estipulado pela comunidade internacional e ratificado pela ONU após acordo feito pelos Estados Unidos e pela Rússia para evitar uma intervenção militar.
De acordo com o comitê do prêmio, apesar de a organização ter ganhado notoriedade internacional com a ação na Síria, a instituição Nobel fundamenta a escolha na trajetória da organização, no que diz respeito a seu "extensivo trabalho para eliminar armas químicas".
Além do título, o Nobel da Paz contempla os ganhadores com um valor de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,25 milhão). A cerimônia de entrega acontecerá em Estocolmo em 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel.
A Opaq, que já foi indicada anteriormente, ganha o prêmio Nobel no ano em que completa 20 anos da assinatura da Convenção de Armas Químicas, tratado internacional criado em 1993 que proíbe a produção e armazenamento desse tipo de arma, e que deu origem a sua fundação, em 1997. Cento e oitenta e nove países aderiram ao tratado da Opaq, que tem sede em Haia (Holanda).
A Opaq é responsável pela destruição de  57.740 toneladas métricas de armas químicas em 86 países; o montante representa 81,1% do total do estoque desses países. Ampliar

Um comentário:

  1. A violência que ceifa vidas inocentes na SIRIA, á exemplo do resto do mundo; decorre da indiferença humana para o ALERTA DIVINO resumido na seguinte parábola bíblica:

    (Am.) - AMÓS: AMEAÇAS CONTRA DIVERSAS NAÇOES

    (São 31 letras e 4 sinais evidenciando que:)

    MÁS AÇÕES NO SER: A TRAÇA COME NAS VIDAS.

    ResponderExcluir

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.