terça-feira, 5 de novembro de 2013

NOVA IORQUE PODE ELEGER, HOJE, CANDIDATO DE CENTRO-ESQUERDA

Caso obtenha 40% dos votos na eleição desta terça-feira, o democrata Bill de Blasio será eleito prefeito de Nova Iorque, substituindo o republicano bilionário Mike Bloomberg, que ficou 12 anos no cargo. As chances de Blasio são enormes, segundo todas as pesquisas. Nos EUA, o eleitor precisa registrar-se antes para poder votar: 685 dos inscritos se identificam como democratas, contra apenas 11%  de republicanos.
Para a direita norte-americana, Bil de Blasio, um gigante com quase dois metros de altura, é um perigoso "socialista". Ele é vereador (em Nova Iorque o prefeito é o presidente da Câmara Municipal), muito ligado aos pobres, aos negros e hispânicos de seu distrito. Para seu atual mandato, o terceiro, foi reeleito com 83% dos votos.
Na juventude, Blasio participou de grupos de apoio aos sandinistas da Nicarágua, país que visitou para levar alimentos doados aos pobres. Por esse e outros fatos e discursos, é considerado da ala esquerda do Partido Democrata. A mídia brasileira, especialmente os rotweillers, nem falam no seu nome, e vão sentir-se pessoalmente derrotados caso as previsões se confirmem e Nova Iorque venha a ter um prefeito "vermelho"...
Bill de Blasio, provável novo prefeito de NY: um socialista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.